Desde o início da pandemia do coronavírus, no ano passado, os preços de veículos ao consumidor não param de subir no Brasil. Os reajustes sucessivos chegaram a tal ponto que hoje um carro compacto zero quilômetro pode chegar a custar mais de R$ 100 mil…
A situação não tem sido diferente quando se trata de veículos usados e seminovos que dependendo do modelo, os valores praticados por concessionárias e lojas multimarcas chegam a ser maiores do que os cobrados pelo mesmo carro, porém novo. Isso se o veículo zero pretendido estiver disponível, já que muitos modelos tiveram ou ainda têm a produção paralisada por conta da falta de componentes em especial, semicondutores.
Confira alguns dos motivos para essa disparada nos valores cobrados, sendo a maioria deles é global, diretamente conectada à pandemia da Covid-19:
- Paralisação de fábricas por falta de semicondutores;
- Baixo estoque de usados e seminovos;
- Retomada gradual da economia.
Fatores como o aumento das alíquotas de ICMS no Estado de São Paulo, o aumento de custos de insumos como aço, elastômeros e resinas e o grande salto nos valores logísticos, principalmente nos transportes aéreos e marítimos.
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*Fonte: Uol